Quinta, 18 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Cotia, SP

Esportes Esportes

Prática de pilates traz benefícios para corredores

Fisioterapeuta explica que o pilates ajuda a fortalecer a musculatura, a mobilidade e a estabilidade do corpo. Segundo a especialista, corredores p...

06/06/2024 às 15h15
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Imagem de senivpetro no Freepik
Imagem de senivpetro no Freepik

Prancha, ponte, alongamento, exercícios com a bola. Esses termos são familiares para quem pratica pilates, método que traz uma série de benefícios, como alívio de dores, correção da postura e melhorias no equilíbrio. 

Os resultados positivos podem ajudar, inclusive, corredores, desde os que disputam maratona até aqueles que apenas treinam como forma de lazer e saúde. É o que explica Carolina Carpi. Além de fisioterapeuta e trail runner (corredora de trilhas na natureza), ela também é sócia do estúdio de pilates Pilateria e parceira da Keep Running, empresa especializada em produtos e serviços para corredores.

“Costumo dizer que o pilates é a base para qualquer atividade, porque se tivermos um corpo forte, com boa mobilidade, estável - sem ser rígido, porque trabalhamos a musculatura profunda - e com consciência corporal conseguimos alcançar melhor performance”, explica Carpi.

De acordo com ela, o pilates ajuda a preparar para treinos específicos de potência, força e ritmo. “Os resultados são excelentes para tratamento de lesões, principalmente de coluna, pois por meio do estímulo postural, há uma descompressão das articulações, proporcionando mais qualidade de vida a longo prazo”, acrescenta. 

A profissional afirma ainda que “se um atleta é forte, mas não tem mobilidade ou flexibilidade, pode ficar mais suscetível a lesões ou a sobrecargas”. Por isso, muitos praticantes de esportes têm aderido à prática como forma de aprimorar a condição física.

Reconhecendo a importância do fortalecimento e da prevenção de lesões para os atletas, a Keep Running começará a oferecer a modalidade aos seus clientes, a partir da segunda quinzena de maio, um programa específico e que oferecerá sessões individualizadas, adaptadas às necessidades específicas de cada corredor.

"Com uma abordagem focada na melhoria da estabilidade, flexibilidade e resistência, nosso objetivo é ajudar os corredores a alcançarem seu máximo potencial e a manterem-se saudáveis durante suas jornadas de treinamento e competição", pontua Bel Goulart, co-fundadora da Keep Running.

Os benefícios do pilates são respaldados por pesquisas científicas publicadas ao longo dos anos. Um estudo feito no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), por exemplo, apontou que o método é eficaz no tratamento da dor lombar crônica.

A relação está no fato de a dor lombar ser geralmente ligada à presença de músculos fracos, sem resistência e encurtados. Como os exercícios fortalecem e estabilizam os músculos, as dores são aliviadas. Durante a prática de pilates, há ainda a liberação de opiodes endógenos no corpo. Essas substâncias controlam a dor e promovem bem-estar, diz a autora da pesquisa, a fisioterapeuta Sandra Amaral, em entrevista ao Jornal da USP.

O método foi idealizado no século 20 pelo alemão Joseph Pilates, que estudou atividade corporal, lutas greco-romanas, yoga, fisiologia, anatomia e biomecânica. A partir do conhecimento adquirido nessas áreas, ele desenvolveu uma série de exercícios de solo ou feitos com uso de aparelhos e acessórios, explica a Associação Brasileira do Método Pilates e Posturologia (ABMPP). 

Desde sua criação até os dias de hoje, o pilates foi se profissionalizando, tornou-se objeto de estudos em diferentes cursos e conquistou novos adeptos. Apesar da sua importância, ele não deve ser encarado como a única forma de preparo para corridas. Alimentação e hidratação adequadas e escolha de um tênis confortável e próprio para corrida são outras orientações compartilhadas por especialistas. 

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região do Rio Grande do Sul (CREF2/RS) disponibilizou um guia sobre o assunto. O material destaca a importância de ter o acompanhamento de um profissional da área, realizar avaliações físicas e clínicas, fazer aquecimento antes de começar a corrida e respeitar os limites do próprio corpo.

Para saber mais, basta acessar: https://www.keeprunningbrasil.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia, SP Atualizado às 16h19 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

Sex 23°C 11°C
Sáb 23°C 11°C
Dom 24°C 11°C
Seg 26°C 13°C
Ter 26°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes