Quarta, 12 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Cotia, SP

Esportes BOCHA

ADEACAMP é vice-campeã da segunda divisão do Campeonato Paulista de Bocha

O atleta David Araújo, de 38 anos, garantiu o segundo lugar em sua primeira competição oficial e esse resultado expressivo fez com que a ADEACAMP subisse para a elite do campeonato.

07/06/2024 às 21h30
Por: Redação
Compartilhe:
David, vice-campeão, com o técnico da ADEACAMP
David, vice-campeão, com o técnico da ADEACAMP

A equipe de Bocha da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP), conquistou o vice-campeonato na segunda divisão do Campeonato Paulista de Bocha, realizado no último fim de semana, na cidade de Suzano. Em sua primeira competição oficial, o atleta David Araújo, de 38 anos garantiu o bom resultado, que fez com que a ADEACAMP subisse para a primeira divisão do campeonato.  David, que treina Bocha há apenas 3 meses, surpreendeu a todos pela técnica e precisão que demostrou nos movimentos, sendo apontado como um atleta diferenciado na competição. “Foi um resultado expressivo por ser um atleta novo.

Além disso, é uma equipe que está começando agora a competir o Campeonato Paulista, e isso chamou a atenção dos outros competidores e técnicos”, ressalta o técnico da ADEACAMP, Marcos Hernandes. David é cadeirante desde os 19, em função de uma Atrofia Muscular Espinhal, tipo 3, diagnosticada logo no primeiro ano de vida dele. Ele sempre gostou de praticar esportes, mas os sintomas da doença apareceram quando ele tinha 8 anos, e exigiram uma série de mudanças. “Para nós da ADEACAMP, proporcionar esportes para pessoas com deficiência é a nossa missão, estamos felizes que em tão pouco tempo a Bocha já traz resultados importantes, continuaremos trabalhando para mais conquistas”, completa o presidente da ADEACAMP Ademir Souza.

Além de David, outras três atletas da ADEACAMP também irão disputar o Campeonato Paulista da Primeira Divisão, que será realizado no segundo semestre de 2024, uma grande conquista para a equipe, que começou esse ano a participar de campeonatos oficiais.  “Isso é um incentivo também para os demais atletas, para fortalecermos e fomentar mais o projeto. Queremos encontrar em Campinas, ou em outras cidades da região, novos atletas que, muitas vezes, ainda nem sabem sobre a modalidade”, completa o técnico.

Bocha Paralímpica 

Qualquer pessoa com deficiência, a partir dos 12 anos, pode participar da modalidade Bocha Paralímpica. Para competir, o atleta precisa passar por uma classificação funcional, dividida em quatro tipos diferentes: Bc1 (atletas com paralisia cerebral, que necessitam de um auxiliar, podendo lançar a bola com os pés, ou as mãos) ; Bc2 (atletas com paralisia cerebral, com maior autonomia e que não necessitam de auxiliar), Bc3 (atletas com maior grau de deficiência, física e motora, podendo ter paralisia cerebral e/ou uma maior limitação física, necessitando de um auxiliar); Bc4 (atletas apenas com deficiência física, com força para lançamentos).

Atualmente, a equipe de Bocha da ADEACAMP, é formada por 12 atletas, das quatro diferentes classificações funcionais existentes na modalidade. Os treinos são realizados todas às terças e quintas-feiras, na Faculdade de Educação Física da Puc-Campinas. Além de estimular a prática da modalidade, e atrair novas pessoas para a equipe, com o trabalho desenvolvido, o técnico espera que esses novos atletas também se sintam preparados para a disputa das competições. “Todos estão acima da expectativa. A equipe está treinando com muito foco, muito comprometimento. Queremos realizar alguns torneios internos, só com atletas da ADECAMP, e também convidar outros times da região, para que eles tenham cada vez mais essa vivência”, completa.

Sobre a ADEACAMP: A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em Agosto de 2008, oferece três modalidades em cadeiras de rodas, bocha, handebol e o rugby (modalidade paraolímpica). A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia, SP Atualizado às 10h03 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 26°C 14°C
Sex 26°C 14°C
Sáb 27°C 13°C
Dom 27°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes