Quarta, 12 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Cotia, SP

Colunistas Alexandre Padilha

A economia brasileira no rumo certo

Os resultados positivos são consequência direta de ações exitosas do governo

07/06/2024 às 21h41
Por: Redação
Compartilhe:
A economia brasileira no rumo certo
A economia brasileira no rumo certo

Ao contrário do que os pessimistas esperavam e diziam por aí, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem apresentado crescimento expressivo, mostrando a consistência de nossas políticas de recuperação econômica. Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam avanço de 0,8% do PIB em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Paralelo a isso, o Ministério da Fazenda prevê uma projeção de crescimento de 2,5% para o ano de 2024. E mais: de acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil vai subir para a 8ª posição no ranking dos maiores PIBs do mundo.

Os resultados positivos são consequência direta de ações exitosas do governo, com destaque para o aumento dos novos investimentos no país, para o setor de serviços e agropecuária e para o aumento do consumo das famílias brasileiras.

Desde seu primeiro dia de mandato, o presidente Lula deixou claro que a prioridade do nosso governo seria reduzir o desemprego, aumentar o salário mínimo, controlar a inflação e criar um ambiente propício ao investimento privado.

Depois de quatro anos de obscurantismo, era preciso mostrar para o mundo que o Brasil está de volta ao rumo certo do desenvolvimento. A reabilitação institucional que promovemos no primeiro ano de governo possibilitou aprovação da Reforma Tributária, do novo marco fiscal e reorganização do orçamento público para garantir mais recursos para os programais sociais. Com isso, a dupla de sucesso governo federal e Congresso Nacional está trabalhando para aprovar as medidas necessárias para o pleno crescimento econômico do nosso país. 

E o recado foi compreendido: as empresas estão com mais investimentos para maquinários, a construção civil está ampliando seus empreendimentos para além de programas habitacionais, abrindo novos postos de trabalho. E, assim, o ciclo positivo se renova e economia brasileira pode avançar com mais ciência e novas tecnologias.

O governo federal está mobilizando todos os esforços para garantir o compromisso do presidente Lula: fazer o Brasil crescer, voltar a ser uma das melhores economias do mundo e gerar qualidade de vida para os brasileiros. Até agora, o ‘efeito Lula’ tem mostrado sua eficácia. 

*Alexandre Padilha é médico, professor universitário, ministro das Relações Institucionais da Presidência da República e deputado federal licenciado (PT/SP). Foi Ministro da Coordenação Política no primeiro governo Lula, da Saúde no governo Dilma e Secretário da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alexandre Padilha
Alexandre Padilha
Sobre *Alexandre Padilha é médico, professor universitário, Ministro das Relações Institucionais da Presidência da República e deputado federal licenciado (PT/SP). Foi Ministro da Coordenação Política no primeiro governo Lula, da Saúde no governo Dilma e Secretário da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.
Cotia, SP Atualizado às 10h03 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 26°C 14°C
Sex 26°C 14°C
Sáb 27°C 13°C
Dom 27°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes