Quarta, 12 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Cotia, SP

Entretenimento SÃO PAULO

Anastásia, Fundo de Quintal, Mano Brown e mais: veja o que fazer nas periferias de São Paulo em junho

Programação gratuita acontece nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul e em Diadema

10/06/2024 às 16h05
Por: Redação
Compartilhe:
Mano Brown / Divulgação | Grupo Fundo de Quintal / Divulgação
Mano Brown / Divulgação | Grupo Fundo de Quintal / Divulgação

O mês de junho será animado nas Fábricas de Cultura - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. As unidades localizadas nas zonas Norte e Sul da cidade e em Diadema celebram o São João com shows e espetáculos, além da Mostra de Processos, evento semestral que reúne trabalhos criados pelos aprendizes do programa. Confira!

Zona Norte

Os fãs de festividades juninas têm mais opções para se divertir na zona Norte. Na festa junina da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha o público poderá assistir às apresentações de Valentina Guillén, que traz o show Do Brasil e da Mistura com diversas canções de forró e MPB, e da cantora Anastácia, conhecida como a rainha do Forró. A festa vai ser no dia 29, sábado, das 13h às 17h.

Já na Fábrica de Cultura Brasilândia a celebração junina será no domingo (30), das 13h às 19h, com a Festa da Brasa que receberá o grupo Fundo de Quintal para embalar as danças, brincadeiras e comidas típicas do evento.

Zona Sul

O sábado (22) será de festa pelas Fábricas de Cultura da zona Sul. A partir das 12h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza uma festa junina com aulão de forró pé de serra, ministrada pelo Da Ponte pro Roots, e apresentações musicais de Paulla Zeferino e banda e do Domingueira Sertaneja, grupo de música caipira formado por violeiros da Associação de Violeiros Cantinho Sertanejo.

Quem estiver no evento ainda poderá participar do ateliê aberto Costuma e Customiza do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, sediado na unidade. Das 14h às 18h, os interessados poderão customizar suas peças jeans para criar jaquetas com franjas, jeans com strass, brilho e rasgados. A equipe do Núcleo de Moda estará no local orientando os participantes. Sem necessidade de inscrição.

Já na Fábrica de Cultura Capão Redondo a equipe de biblioteca recebe no sábado (22), às 14h, o Coletivo Queer para uma sessão de cinema com exibição do documentário Vitória Trans. A produção apresenta sete vozes da comunidade Trans: Alexandre Kiyohara, Ariel Bernardi, Carolina Iara, Erika Hilton, Gabriel Romão, Jupi77er e Rô Vicentte. Ao final, os integrantes do Coletivo Queer, responsáveis pela produção do documentário, realizam uma roda de conversa com o público.

Região Metropolitana

Fábrica de Cultura Diadema promove uma quinta-feira (13) especial: a partir das 16h, a unidade recebe grandes nomes do rap brasileiro: Ayra Kopém, voz indígena do povo Dofurêm Guaianá e criada em Diadema; Winnit, figura em ascensão no cenário do freestyle, sendo o primeiro homem trans em uma liga internacional de freestyle; e os rappers Negredo e Mano BrownO.H.D.U, um dos visionários por trás da célebre Batalha da Central de Diadema, irá conduzir o evento como Mestre de Cerimônia. 

E no domingo (30), a Fábrica de Cultura ocupa a Praça da Moça, no centro de Diadema, com uma Festa de São João. Das 14h às 20h, o público poderá se divertir com desfile dos bonecões, quadrilha, comidas típicas e apresentações musicais do grupo de forró Mulengo Dengo e do Peleja de Jah, que reúne músicos da cidade de Diadema com a proposta de trazer versões musicais de vários artistas consagrados brasileiros.

Vem conferir a Mostra de Processos!

A cada fim de semestre, os aprendizes dos cursos das Fábricas de Cultura realizam a Mostra de Processos, uma ação artístico-pedagógica que visa mostrar às comunidades um pouco do que foi desenvolvido dentro dos ateliês e trilhas. As apresentações ocorrem em cada unidade ao longo do mês de junho. Confira alguns destaques:

Na Brasilândia, aprendizes de Multimídia e Multimeios criaram a exposição EcoBrasilândia reunindo artes, fotos e vídeos desenvolvidos ao longo do semestre para mostrar os cuidados com o meio ambiente em bairros periféricos. A visitação ocorre no dia 15, sábado, a partir das 10h30. Outra opção para o sábado é o espetáculo Um respiro no cotidiano dos aprendizes de circo da Fábrica de Cultura Jardim São Luís. A produção mostra os personagens vivendo uma rotina no automatizada o até que são despertados do cotidiano da vida contemporânea pelas artes circenses. A apresentação única será das 19h às 20h30.

Aprendizes de balé da Fábrica de Cultura Jaçanã apresentam a experiência lúdica O buraco, uma aventura dançante aberta a imaginários, na quinta-feira (20), às 11h. Já na sexta-feira (21), às 10h30, os aprendizes do ateliê Brincando de Robótica da Fábrica de Cultura Diadema expõem os protótipos criados durante o semestre. No sábado (29), às 14h, aprendizes de fotografia apresentam a exposição imersiva e interativa Sala das dimensões na Fábrica de Cultura Capão Redondo.

Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, o ateliê de Leitura e Escrita e a trilha de Criação Poética se unem para realizar o sarau Palavra Viva com a apresentação dos poemas escritos pelos aprendizes na terça-feira (25), às 20h. Ainda na unidade, entre os dias 28 e 29, sexta e sábado, os aprendizes do FOLIA, curso formativo de artes circenses, apresentam o espetáculo Elemento Caótico com cenas e números criados durante este semestre. Confira os horários na parte de serviço

Confira a programação completa do mês de junho no site das Fábricas de Cultura.

SERVIÇO

Gratuito 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Mostra de Processos: exposição Eco Brasilândia

15/06, sábado, das 10h30 às 17h | Livre

Festa Junina da Brasa com grupo Fundo de Quintal

30/6, domingo, das 13h às 19h | Livre

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Bibliodoc convida Coletivo Queer

22/6, sábado, das 14h às 15h | Faixa Etária: maiores de 12 anos

Mostra de Processo: Exposição Sala das Dimensões

29/06, sábado, das 14h às 16h30 | Livre

Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180

Negredo convida: Mano Brown, Ayra Kopém, Winnit, Ohdu da Batalha da Central

13/06, quinta-feira, das 16h às 21h30 | maiores de 12 anos

Mostra de Processos: "Brincando de Robótica"

21/06, sexta-feira, das 10h30 às 11h | Livre

Festa de São João da Fábrica de Cultura Diadema na Praça da Moça

30/6, domingo, das 14h às 20h | Livre | Local: Praça da Moça, s/n - centro - Diadema/SP

Fábrica de Cultura Jaçanã

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Mostra de Processos: o Buraco 

20/06, quinta-feira, às 11h | Livre

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Mostra de Processos: Espetáculo Um Respiro no Cotidiano

15/06, sábado, das 19h30 às 20h30 | Livre

Núcleo de Moda Apresenta Ateliê Aberto: Costura e Customiza!

22/6, sábado, das 14h às 18h | Livre

Tradicional Festa Junina da Fábrica

22/06, sábado, das 12h às 21h | Livre

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Mostra de Processos: Sarau Palavra Viva

25/06, terça-feira, das 20h às 21h | Livre

Folia 23 | Elemento Caótico

28/06, sexta, às 15h e às 20h | 29/06, sexta, às 19h00 | maiores de 14 anos

Festa Junina na Fábrica! com Anastácia e Valentina Guillén

29/06, sábado, das 13h às 17h | Livre

Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h

Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.

Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30

Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)

Sábados, das 9h às 17h

*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados.

Domingos: às Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.

Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.

Sábados: das 09h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia, SP Atualizado às 10h03 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 26°C 14°C
Sex 26°C 14°C
Sáb 27°C 13°C
Dom 27°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes