O pré-candidato a vereador por Cotia, Alexandre Frota, não poupou críticas aos atuais vereadores da cidade, principalmente aqueles da situação, pela forma como conduziram questões importantes como a verticalização da região e a situação da Rodovia Raposo Tavares.
Em um discurso contundente divulgado em suas redes sociais, Frota questionou os vereadores que aprovaram o projeto que permitirá a verticalização de Cotia, alegando que essa medida favorece a exploração imobiliária em detrimento dos interesses da população. "Convido qualquer vereador da cidade de Cotia a sentar aqui na minha frente e debater comigo aqui. Convido qualquer vereador aqui. Vim me provar o contrário, vamos aí, tô esperando qualquer um! Qualquer um desses doze, principalmente, que venderam a cidade para a exploração imobiliária com a verticalização, tô esperando qualquer um!", desafiou.
Além da provocação, o pré-candidato revelou que foi procurado pelo prefeito Rogério Franco sobre o projeto anterior da Raposo, pelo qual a prefeitura teria pago R$ 5 milhões. Segundo ele, enquanto exerceu mandato como deputado federal, atuou diretamente para viabilizar a execução do projeto de mobilidade para a rodovia, destinando R$ 120 milhões para evitar a cobrança de pedágio. No entanto, com a anulação desse projeto, a situação voltou a ser problemática.
Frota ainda criticou a atuação da vice-prefeita e pré-candidata Ângela Maluf (PSD) no assunto, classificando-a como "caroneira" por estar indo contra o posicionamento de seu próprio partido. Ele argumenta que, enquanto deputado, viabilizou a aprovação do projeto de mobilidade pelo então governador Rodrigo Garcia.
O pré-candidato se apresenta como uma voz dissonante em relação à atual gestão municipal, convidando os vereadores a debaterem publicamente as questões que afetam Cotia. Ele alega que suas opiniões são baseadas em fatos e documentos, desafiando os legisladores a provarem o contrário.
Com esse posicionamento crítico, Alexandre Frota busca se destacar como uma alternativa para os eleitores insatisfeitos com a condução dos atuais vereadores em temas cruciais para o desenvolvimento sustentável do município.