Sexta, 12 de Julho de 2024
20°

Tempo nublado

Cotia, SP

Artigos ARTIGO

Gatos podem passear? Explorando os Benefícios de Passeios para Gatos

Descubra como aproveitar um ótimo passeio para curtir momentos de lazer com o seu gato!

28/06/2024 às 18h25
Por: Redação
Compartilhe:
Gatos podem passear
Gatos podem passear

Marrons, pretos, brancos… tanto faz a cor do pelo! Pode até mesmo não ter pelos. De um jeito ou de outro, os gatinhos sempre conquistam os corações de seus donos. Passar um tempo com eles pode ser revitalizante. Alguns acreditam até mesmo que esses bichanos possuem a capacidade de filtrar as energias dos ambientes. Yara Vieira, espiritualista e consultora esotérica do Astrocentro, explicou em entrevista ao UOL que algumas culturas da antiguidade consideravam eles guardiões sagrados, como os egípcios, por exemplo.

Fato é que eles sabem como agradar os donos, mas será que podemos agradá-los também? Um passeio com o seu pet pode ser a solução para isso. Caminhar com cães nas calçadas é um ato comum, mas eles não são os únicos que têm esse direito. Os gatinhos não só podem, como também precisam sair de casa algumas vezes.

Entenda melhor os benefícios de um passeio com o seu gato e como fazer isso sem ter grandes problemas. Boa leitura!

Dicas para um passeio com o seu gato

Mesmo que o seu gatinho esteja acostumado a dar um rolê pelas ruas sozinho, a coisa fica bem diferente quando ele está acompanhado.

De acordo com a Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, eles são muito “sensíveis ao toque e a tudo que limita seu movimento”. Podemos pensar de coleiras a obstáculos no caminho.

Dessa forma, sair com o seu gatinho pode ser uma experiência muito gratificante se você tomar os devidos cuidados e seguir as nossas dicas para evitar que ele se estresse. Confira:

Compre uma coleira confortável

Como disse a doutora, a sensibilidade ao toque é uma característica desses felinos, especialmente em pontos mais delicados como o pescoço.

O mais recomendável é comprar uma coleira que abranja todo o peito do gato, como se fosse um colete. Assim, ele poderá se sentir mais confortável e seguro com o equipamento.

Vale lembrar que o risco do seu bichinho escapar sempre existe. Por isso, é muito útil investir em uma coleirinha com identificação para que, caso fuja, seu amigo possa ser facilmente encontrado.

Escolha um lugar calmo

Se você tivesse que aprender a andar de bicicleta, escolheria uma rua plana e deserta ou uma ladeira íngreme? Assim também funciona com os gatinhos quando vão passear.

É importante que ele vá adquirindo confiança para caminhar ao seu lado; é por esse motivo que a escolha deve ser por um local mais calmo, sem muita presença humana ou som alto.

Geralmente, nesse tipo de estabelecimento encontram-se diversas opções de brinquedos interativos para o seu pet, além de lojas com muitos petiscos, roupas e itens úteis para o dia a dia, como arranhadores, por exemplo.

Certifique-se de que ele está vacinado e com remédios antipulgas.

Não podemos esquecer que a rua ainda é um ambiente com diversos microrganismos diferentes e que alguns deles trazem riscos à saúde de nossos bichinhos. Então, é importante garantir a segurança do seu gato, mantendo todas as vacinas e remédios antipulgas em dia. Porta fechada para esses invasores!

Leve uma sacolinha para recolher as sujeiras. 

Como todo ser vivo, os gatos têm suas necessidades básicas e isso é totalmente normal. No entanto, devemos sempre lembrar que os ambientes são públicos, e preservar a limpeza deles também é nossa função.

Por esse motivo, é uma boa ideia levar uma sacolinha plástica para recolher as fezes que o seu bichinho pode, eventualmente, fazer, e assim manter o bem-estar de todos.

Fique atento para os sinais do seu bichinho. 

Como uma mãe que cuida de um filho recém-nascido, é preciso manter os olhos no seu gatinho e entender as suas mudanças de comportamento.

Por exemplo, se ele avistar outro animal grande, como um cachorro, pode se sentir intimidado e querer fugir ou se esconder. Nesses casos, é bom acolhê-lo e tranquilizá-lo.

Por outro lado, ele pode gostar de determinado espaço e querer conhecer melhor a área. É quando a liberdade para explorar pode ser concedida para ajudá-lo a ganhar confiança.

Benefícios de passeios para gatos

Momentos de lazer com o seu amigão fazem qualquer problema desaparecer. Os benefícios de passeios com os pets não ficam restritos ao animal, mas chegam aos donos.

Um exemplo? Em que outra oportunidade você poderia caminhar tranquilamente enquanto se diverte com o seu gatinho? Trata-se de um instante de conexão entre os dois.

Isso é muito importante para o fortalecimento da união e confiança mútua na relação. Além disso, um passeio com o seu gato pode proporcionar para ele:

  • Diminuição do estresse;

  • Melhora do condicionamento físico;

  • Redução do risco de obesidade causada pelo sedentarismo;

  • Amenização de ansiedade e agitação;

  • Preservação da saúde mental;

  • Entre outros.

Sem contar que esta é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos - tanto para o dono quanto para o gato. Alguns felinos não são muito de ter amizades, mas outros podem ser bem receptivos.

Mas, atenção: se sua gatinha estiver no cio, isso pode atrair muitos pretendentes ao seu redor e gerar situações desagradáveis para o passeio. Esteja atento aos sinais.

O que fazer se meu gato não quiser sair de casa?

Apesar de todos esses benefícios e dicas úteis, nem todos os gatinhos são fãs de passeios na rua, seja com o dono ou até mesmo sozinhos.

Gatos têm instinto de caçadores noturnos. Por esse motivo, muitos gostam de dormir durante o dia e se aventurar à noite. Esse é o primeiro obstáculo que pode impedir o seu pet de querer passear.

Além disso, a rua pode ser um lugar estressante para ele, e a sua casa se torna o refúgio onde ele se sente mais seguro. Neste caso, o melhor é não insistir.

Mas isso não significa que ele não possa receber o apoio necessário para ter uma vida fisicamente ativa e saudável. Vamos entender isso melhor:

A doutora Paulon explica que as atividades físicas podem ser praticadas de diferentes formas para estimular uma rotina mais movimentada. Joguinhos interativos são um bom exemplo.

Ter um ambiente enriquecido com estímulos também é uma saída. Garanta brinquedos variados para ele e tire sempre um tempo do seu dia para brincar com seu amigo.

Apesar disso, é bom que ele conte com um cantinho para se esconder de tudo e de todos quando quiser relaxar longe dos “estresses diários”.

Apesar de ter bastante presença humana e até de outros animais, um shopping pet friendly é um destino interessante para ir quando o seu bichinho estiver passeando sem problemas.

Por fim, o que vai definir as suas escolhas é o perfil do seu pet. Conhecê-lo muito bem é o primeiro passo para saber quais serão os rumos do seu passeio com gato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia, SP Atualizado às 14h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 20°

Sáb 14°C 13°C
Dom 25°C 13°C
Seg 24°C 13°C
Ter 23°C 14°C
Qua 24°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes