Sexta, 12 de Julho de 2024
20°

Tempo nublado

Cotia, SP

Osasco OSASCO

Lula participou de inauguração das novas instalações da UNIFESP em Osasco

Educação é a arma mais importante para elevar a competitividade do Brasil, diz Lula

05/07/2024 às 16h18
Por: Redação
Compartilhe:
Educação é a arma mais importante para elevar a competitividade do Brasil, diz Lula
Educação é a arma mais importante para elevar a competitividade do Brasil, diz Lula

“A educação é a arma mais importante para colocar o Brasil no patamar mais elevado de competitividade. Nós queremos nos transformar num país exportador de inteligência. Esse país tem que mudar se a gente quiser ser um país respeitado no mundo. E é por isso que a educação é investimento”, afirma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula acompanhou nesta sexta-feira (5/7) cerimônia de inauguração das novas instalações da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios do Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E ali reforçou a importância crucial que a educação tem para o futuro do país. Para o presidente, é preciso que o Governo Federal crie cada vez mais condições para que todos os brasileiros, independentemente de sua posição social, tenham acesso à universidade.

“Eu carrego dentro de mim uma obsessão de que o filho do povo trabalhador tem que ter o mesmo direito de todo e qualquer cidadão de estudar na universidade. Nós queremos é que uma filha de uma empregada doméstica possa ser médica, possa ser dentista, possa ser engenheira. Nós queremos garantir a todos a mesma oportunidade.”O espaço inaugurado hoje na Unifesp em Osasco, onde foram investidos R$ 102 milhões, atenderá 1.400 mil alunos, 55 técnicos e 150 docentes com salas de aulas, auditórios, restaurante universitário, laboratórios, entre outras estruturas acadêmicas e estudantis.

Seis cursos serão ministrados no campus, além do chamado "eixo comum", com disciplinas que atendem a todos os cursos. O início das aulas está previsto para a primeira semana de agosto.

  • Administração
  • Ciências Atuariais
  • Direito
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Relações Internacionais

A obra do Campus Osasco integra uma série de investimentos para consolidação da Unifesp. Só na instituição, serão R$ 143,6 milhões via Novo PAC. Além das novas instalações do Campus Osasco, o montante inclui aportes para implantar o Campus Zona Leste, o Hospital Universitário na Zona Sul de São Paulo, o Complexo Esportivo para o curso de Educação Física no Campus Baixada Santista junho — entre outras obras.

“Nós vamos investir na formação de meninas e meninos desse país. Nós queremos os mais pobres, nós queremos a classe média, queremos os mais ricos sendo tratados em igualdade de condições. Todo mundo partirá do mesmo lugar”, afirmou o presidente.

O evento contou com a participação dos ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Hadad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais); do prefeito de Osasco, Rogério Lins, e outros prefeitos da região; parlamentares, estudantes e professores da Unifesp, entre outras autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia, SP Atualizado às 14h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 20°

Sáb 14°C 13°C
Dom 25°C 13°C
Seg 24°C 13°C
Ter 23°C 14°C
Qua 24°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes