Sexta, 12 de Julho de 2024
16°

Tempo nublado

Cotia, SP

Jandira JANDIRA

Doutor Sato eleva segurança pública em Jandira com aquisição de novos equipamentos

Investimento em tecnologia avançada fortalece capacidade de resposta da Guarda Civil Municipal

08/07/2024 às 15h53
Por: Redação
Compartilhe:
Doutor Sato eleva segurança pública em Jandira
Doutor Sato eleva segurança pública em Jandira

O prefeito Henri Hajime Sato, Doutor Sato, juntamente do vice-prefeito, Carlos Eduardo Piteri, Piti Piteri, e do secretário de Segurança Pública, Ricardo Antunes, entregou mais equipamentos para a GCM (Guarda Civil Municipal) de Jandira.

Dentre as novas aquisições, destacam-se:

  • Granadas de efeito moral - 40 (quarenta);

  • Pistolas incapacitantes Spark - 10 (dez);

  • Espargidores gás de pimenta - 260 (duzentos e sessenta);

  • Munições de borracha - 100 (cem);

  • Drones - 02 (dois).

Das novas aquisições um grande destaque é a pistola Spark, que é um dispositivo incapacitante que emite pulsos elétricos à distância. Estes impulsos têm curta duração e baixa energia, mas possibilitam que os agentes de segurança neutralizem a pessoa abordada sem a necessidade de contato físico, o que reduz as chances de lesões, tanto no agente quanto na pessoa imobilizada, permitindo a incapacitação temporária do agressor.

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Antunes, enfatizou: "Estamos comprometidos em proporcionar à GCM de Jandira os recursos necessários para que possam atuar com eficiência e segurança. Esses novos equipamentos representam um avanço significativo na nossa estratégia de garantir a segurança dos cidadãos".

Vale salientar que a GCM de Jandira é a única do país com equipamentos equivalentes às forças estaduais. Doutor Sato, por sua vez, assegurou:  "A segurança pública é uma prioridade absoluta em nossa gestão. Equipar nossa Guarda Civil Municipal com tecnologia de ponta não apenas fortalece nossa capacidade de resposta, mas também reforça o compromisso com a proteção de nossos munícipes. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros no país nesse aspecto".

Já para o subinspetor Siderley Lima, chefe da ROMU, a aquisição foi de suma importância: "As forças policiais estão sempre preocupadas no atendimento de ocorrências visando restabelecer a ordem pública. Portanto, é necessário poder aplicar força, porém com os menores danos colaterais possíveis". 

"Armas não letais são parte da solução. Impedir progressões de natureza violenta aplicando a força necessária para contenção sem causar lesões permanentes ou fatalidade é a nossa missão. As armas não letais conferem aos agentes da lei capacidade para empregar a força de forma progressiva, reduzindo as situações nas quais o uso da arma de fogo seja necessário", completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia, SP Atualizado às 11h02 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 20°

Sáb 14°C 13°C
Dom 25°C 13°C
Seg 24°C 13°C
Ter 23°C 14°C
Qua 24°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes