Sábado, 17 de Maio de 2025
16°C 25°C
Cotia, SP
Publicidade

Dados se transformam em estratégias em 34% das empresas

Nos últimos anos o uso estratégico de dados se tornou uma realidade crescente nas empresas que buscam crescer e querem se manter competitivas no me...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
12/07/2024 às 12h31
Dados se transformam em estratégias em 34% das empresas
Dataside

Nos últimos anos os dados se transformaram em protagonistas de estratégias de crescimento em grandes empresas, já que para realizar previsões assertivas e com redução de riscos e custos, os gestores precisam se basear em análises de dados, sejam eles sobre o comportamento dos clientes, sobre satisfação de colaboradores ou aumento de vendas. 

Os dados são aplicáveis para todos os segmentos e objetivos, para o marketing, por exemplo, o uso de dados é fundamental em estratégias de cross-channel, responsável por entregar uma experiência de qualidade aos clientes através de diferentes canais, tanto de forma digital, quanto física, o que gera aumento de vendas e fidelização de clientes.

De acordo com o estudo da TOTVS, publicado pelo site E-Commerce Brasil, de 98% das empresas que coletam dados dos consumidores, de forma digital e física, apenas 34% consideram ter os dados integrados para aplicá-los em ações como o cross-channel.   

O mesmo estudo explica que por trás do “glamour de insights analíticos” existem muitas tarefas envolvidas na preparação dos dados, e que o processo de tratamento dessas informações é um grande desafio, mas é fundamental para que os dados possam ser integrados e usados em análises e segmentações que realmente façam a diferença para o negócio.

De acordo com Caio Amante, CEO e Founder da Dataside, consultoria focada em dados, IA e negócios, entre os principais desafios da inovação na empresa, como a inteligência artificial, por exemplo, está a falta de maturidade de dados, por isso, o investimento em uma cultura data-driven se torna o caminho percorrido para as empresas inovarem com segurança e assertividade.

"Informação é dado, e quando tenho dados eu tenho históricos. Então com os históricos é possível pegar tendências e correlacionar as informações para então planejar o futuro. Essa é a importância da jornada de maturidade de dados, garantir que cada etapa traga os benefícios esperados, desde a sustentação, na infraestrutura, até a tão buscada inovação", explica Caio.

Vale ressaltar, que o sucesso de uma implementação de estratégia de dados voltada para o crescimento das empresas depende também dos profissionais envolvidos no projeto.

“É fundamental contar com especialistas dedicados para cada tipo de banco de dados, com um time de especialistas é possível reduzir custos e, claro, alcançar os objetivos de cada negócio”, complementa Caio, CEO da Dataside.

Para saber mais sobre estratégias de dados nas empresas, basta acessar o site: www.dataside.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cotia, SP
25°
Parcialmente nublado
Mín. 16° Máx. 25°
26° Sensação
1.8 km/h Vento
93% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h35 Nascer do sol
06h35 Pôr do sol
Domingo
25° 14°
Segunda
26° 14°
Terça
25° 15°
Quarta
26° 15°
Quinta
26° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,67 +0,00%
Euro
R$ 6,33 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 619,836,06 -0,44%
Ibovespa
139,187,39 pts -0.11%
Publicidade
Publicidade
Publicidade