A controvérsia sobre a validade dos coletes balísticos da Guarda Civil Municipal de Cotia continua a impactar as operações de segurança da cidade. Na noite de terça para quarta-feira (7), o turno noturno da Guarda Civil não saiu às ruas, permanecendo aquartelado em protesto. Hoje (7), enquanto alguns guardas do turno diurno realizaram suas atividades, há expectativa de que o turno noturno repita a ação de ontem, não saindo dos quartéis.
A Associação dos Guardas Civis de Cotia (Asguaco) mantém que os coletes venceram na terça-feira (6), conforme indicado na etiqueta do produto. A entidade afirma ter recebido promessa de "entrega do material nos próximos dias", mas alerta para possíveis medidas judiciais caso não haja regularização imediata.
Por outro lado, a Secretaria de Segurança Pública de Cotia argumenta que, segundo a fabricante Blintec, a vida útil dos coletes se estenderia até agosto de 2025. Procurada para confirmar se há mesmo essa “extensão de prazo” de validade dos produtos, a Blintec não atendeu a reportagem.
A secretaria também informou que o processo licitatório para aquisição de novos equipamentos já está homologado, com previsão de entrega em até 40 dias.
Repercussão na Câmara
O impasse foi tema de acalorada discussão na sessão desta terça-feira (6) na Câmara Municipal. O vereador Dr. Castor fez um discurso contundente sobre a situação da Guarda Municipal: "Hoje vim falar aqui da guarda municipal, a melhor, uma das melhores guardas do país, que está pedindo socorro. Tínhamos 54 viaturas, hoje nós temos 24 funcionando. Tínhamos 12 motos funcionando, hoje nós temos cinco."
O vereador também destacou outros problemas enfrentados pela corporação, como fardas deterioradas e falta de treinamento para uso de armas de longo alcance. "Isso é uma vergonha que está acontecendo na nossa cidade. Nós temos um contrato de R$ 3,2 milhões por mês e a guarda municipal passando uma vergonha dessa, sendo humilhada", afirmou Dr. Castor.
Ele ainda questionou a gestão dos recursos municipais: "Senhor Prefeito, onde está o dinheiro da cidade Cotia? Onde está empregado esses R$ 3 milhões que não está sendo usado com a guarda municipal? Acorda, Cotia!"
Mín. 18° Máx. 33°