A Via Quatro, concessionária da Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo tem continuidade ao avanço da extensão da linha 4 Amarela. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo -CETESB concedeu ao Governo do Estado de São Paulo a Licença Ambiental Prévia. Nos próximos dias deverá ser concedida a Licença Ambiental de Instalação (LAI). Com isso o Governo Estadual pretende que as obras já comecem antes da virada para 2025.
O novo trecho entre Vila Sônia e Taboão da Serra tem 3,3 km de extensão na cidade homônima, a primeira fora da Capital.
Uma grande mobilização existe envolvendo a Estação Chácara do Jóquei, pois tem a previsão de uma saída dentro do Parque homônimo. Este acesso a Estação envolve derrubada de árvores e perda, segundo movimentos sociais locais de parte da área verde do Parque. Existe movimentação de outros grupos para que a enorme área do lado oposto ao Parque tenha a instalação de um Terminal de ônibus, que facilitaria o acesso ao Metrô e ao Parque dos moradores de Campo Limpo, Jardim João XXIII e Paraisópolis.
Com a nova extensão a previsão é de mais novos 100 mil passageiros por dia. O tempo de viagem estimado entre Taboão da Serra e Luz é de 55 minutos. Hoje de carro o tempo médio é de mais de uma 1h30.
A entrega do trecho é estimada para 2028, mas antes precisará um aditivo entre a Via Quatro e o Governo do Estado.