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Aos 471 anos, São Paulo se destaca no cenário do franchising brasileiro

Apenas no terceiro trimestre de 2024, setor ultrapassou os R$ 22 bilhões de faturamento na cidade

Redação
Por: Redação
24/01/2025 às 14h23
Aos 471 anos, São Paulo se destaca no cenário do franchising brasileiro
Aos 471 anos São Paulo

No próximo sábado, 25 de janeiro, comemoram-se os 471 anos de São Paulo, maior cidade do Brasil e capital com vários números superlativos. E quando o assunto é franquia, isso não é diferente. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 3º trimestre de 2024, São Paulo abrigava mais de 22 mil operações, que faturaram cerca de R$ 22 bilhões no período (crescimento de 13,76% em relação ao mesmo período de 2023), empregando cerca de 189 mil profissionais. É aqui que acontece também a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo que, em sua 31ª edição – realizada entre os dias 26 e 29 de junho de 2024 –, recebeu cerca de 60 mil visitantes, com participação de mais de 400 marcas. Além disso, São Paulo é sede da própria ABF e cerca de 268 redes de franquia.

“Sabemos que São Paulo ocupa a posição de coração financeiro do Brasil e, nisso, devemos incluir o franchising. A partir da capital, o sistema ganhou o País, mas é aqui que se concentra grande parte das sedes de redes e do conhecimento do setor. Por sua grande população e dimensões superiores até que alguns países, o mercado se mostra concorrido, mas com muitas oportunidades de crescimento. Prova é que novas marcas têm escolhido a cidade como plataforma para lançamentos de seus projetos de franquias, o que deve continuar acontecendo ainda por muito tempo. Além disso, muitos setores estão, também, aderindo ao sistema e fazendo da capital o berço dessas operações”, afirma o diretor da regional São Paulo e grande São Paulo, Bruno Arena.

E no aniversário da cidade, conheça algumas das marcas que têm a cidade como um mercado estratégico:

5àsec – Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. É considerada a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 580 pontos de venda em todo o território brasileiro.

A capital paulista é o principal mercado para a franquia, já que conta com 147 unidades em operação da 5àsec e duas da LavPop, segunda marca do grupo, que atua com foco apenas no modelo de autosserviço. Visando aumentar a capilaridade na cidade de São Paulo, o plano de expansão prevê a abertura de mais 10 lojas da 5àsec e de 22 da LavPop até o fim do ano.

Água Doce Sabores do Brasil – Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas.

Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. “Somos uma franquia interiorana, com valores na tradição de pratos típicos brasileiros e enxergamos que a capital paulista seria uma excelente oportunidade de levarmos esse gostinho do interior para o público paulistano, já que temos vários restaurantes em cidades vizinhas, com faturamento expressivo, entregando aos consumidores um atendimento de qualidade e pratos saborosos”, explica o diretor da franquia, Julio Bertolucci.

Calçados Bibi – A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. Destas, sete estão localizadas em São Paulo capital, todas operando em shopping centers.

Para 2025, a calçadista irá implantar mais quatro operações em shoppings da maior metrópole do País. Para Andrea Kohlrausch, presidente da Bibi, a capital paulista é uma das cidades mais estratégicas para a expansão da marca, pois São Paulo concentra o maior mercado consumidor do Brasil, com um público diversificado e elevado poder aquisitivo, especialmente em áreas nobres onde as lojas estão localizadas.

“A presença da marca em shoppings icônicos, como Morumbi Shopping e Shopping Ibirapuera, proporciona alta visibilidade tanto para os consumidores quanto para potenciais investidores. Considerada um hub econômico, cultural e comercial, a capital paulista cria oportunidades únicas para a fidelização do público e o fortalecimento do branding. Nosso plano de expansão para a região reflete o compromisso da franquia em atender à crescente demanda por calçados infantis de qualidade e consolidar nossa posição em um dos mercados mais competitivos do País. A estratégia de abrir novas lojas em shoppings estratégicos, como o Mooca Plaza Shopping e o Shopping Bourbon, garante acesso a públicos distintos e mantém a competitividade da marca”, finaliza.

Café Cultura – Com mais de 5 milhões de xícaras de café comercializadas por ano, a rede de cafeterias Café Cultura conta com mais de 50 operações, tendo presença consolidada no Sul do Brasil, além do Rio de Janeiro e escolheu a capital paulista como ponto de partida para seu plano de expansão que visa chegar aos demais estados brasileiros. Este movimento coincide com o bom momento vivido pelas cafeterias no país, com a forte retomada dos hábitos presenciais e o fortalecimento do trabalho presencial, e a ascensão da cultura da apreciação do café.

Atualmente, a Rede já conta com quatro unidades no estado, sendo duas localizadas na capital, nos bairros de Moema e Vila Nova Conceição; além das cidades de Campinas e Piracicaba. “Notamos que, apesar de o mercado paulista ter marcas bem consolidadas, verificamos que, para o tipo de serviço e produto que oferecemos, ainda há espaço para crescer. Por este e outros motivos, temos São Paulo como um hub para nosso plano de expansão”, diz Luciana Melo, CEO do Café Cultura.

Casa do Celular – Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular é uma grande marca com mais de 20 anos no mercado e mais de 230 lojas espalhadas, sendo por 22 estados brasileiros. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$150 mil. Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento personalizado premium. O plano da empresa é chegar a 300 lojas até o final de 2025.

Divino Fogão – Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 206 restaurantes em shopping centers, sendo que 17% deles, o equivalente a 35 operações, estão localizadas em shopping centers de São Paulo capital.

A cidade marca o início da trajetória do Divino Fogão no Brasil e hoje, as unidades que operam na metrópole são responsáveis por 22% de todo o faturamento da rede. Para este ano, a franquia visa expandir sua atuação na cidade paulista, tanto por meio de novos restaurantes quanto via o projeto de dark kitchens, voltado apenas para o sistema de delivery, aumentando a capilaridade da marca e o acesso dos consumidores às receitas do Divino Fogão.

Ensina Mais Turma da Mônica – A Ensina Mais é uma franquia de apoio escolar licenciada Turma da Mônica e faz parte do Grupo MoveEdu. A rede oferece programas educacionais e surgiu da necessidade de melhoria na educação de base das crianças e jovens no Brasil. A missão da Ensina Mais Turma da Mônica é fortalecer a construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, contribuindo para sua formação.

A marca, que detém o licenciamento da Turma da Mônica, foi fundada em 2012 e conta atualmente com mais de 90 escolas. Em São Paulo capital, a rede conta com sete escolas em operação e prevê a abertura de, ao menos, mais 12 unidades na cidade. Com uma população de mais de 12 milhões de habitantes, a cidade é o lar de aproximadamente 1,4 milhão de estudantes na educação básica, segundo dados do Ministério da Educação.

Este número representa um mercado robusto e em crescimento para ofertas educacionais que vão além do currículo convencional. Dessa forma, São Paulo é um epicentro de oportunidades para a Ensina Mais Turma da Mônica. “Atualmente, já operamos algumas franquias em São Paulo e temos visto resultados positivos e forte aceitação. No entanto, áreas como a Zona Norte e a Zona Leste da cidade ainda apresentam lacunas significativas em educação tecnológica, criando um espaço rico para novas franquias. Ou seja, se trata de um mercado que não apenas é devidamente saturado, mas que também carece de abordagens inovadoras no ensino”, revela o diretor de expansão do Grupo MoveEdu, André Gabriel.

Microlins – Uma das mais tradicionais e reconhecidas marcas do segmento de educação, a Microlins é líder em cursos de capacitação profissional no Brasil. Sua rede dispõe de mais de 400 escolas em todo o País. São oferecidos cursos de Tecnologia, Gestão, Saúde e Inglês, nas modalidades presenciais, EAD ou semipresencial.

Em 2022, a Microlins recebeu do MEC a autorização para atuar também como faculdade, oferecendo cursos de Graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing, Recursos Humanos e Pedagogia), nas modalidades EAD e semipresencial, e Pós-graduação EAD nas áreas: Tecnologia, Gestão e Negócios e Educação.

Hoje, a marca está com a presença bem consolidada na capital paulista, com 29 escolas em operação. Para a Microlins, a presença na cidade vai além de uma estratégia de expansão, é uma missão que visa empoderar a próxima geração e fomentar o desenvolvimento econômico por meio da educação profissionalizante.

Milon – No mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. Fabricados com tecidos e detalhes exclusivos, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. Atualmente, são 118 lojas físicas em operação no Brasil, sendo três delas em São Paulo capital, todas localizadas em shopping centers.

Para 2025, a marca reforçará o plano de expansão para se firmar cada vez mais na região Sudeste, principalmente na grande São Paulo, proporcionando mais visibilidade no mercado nacional, já que a cidade paulista é a porta de entrada de muitos investidores e consumidores. Para isso, a rede possui uma projeção de abertura de oito novas operações na capital.

Mr. Cheney – O Mr. Cheney é uma rede de franquias de cookies tipicamente americanos. Fundada no Brasil em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca se tornou líder de mercado por meio de sua receita tradicional de cookies americanos, ensinada pelo amigo Jay Cheney, conhecido como "o Cookie Man", que inspirou o nome da rede.

Além do grande número de operações na cidade (são 45), São Paulo é importante para a marca porque foi aqui que a Marca nasceu, no bairro da Casa Verde em São Paulo/SP. Desde então as franquias começaram a se espalhar por todo o Brasil. Com o diferencial do cookie recém-assado (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos, espalhando o aroma inconfundível por todo o ambiente. Associada à ABF, a marca possui mais de 80 unidades em operação, em 14 estados brasileiros.

Peça Rara Brechó – Uma das principais marcas do segmento de moda circular, que dá vida nova e ressignifica além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e casa, nasceu há 18 anos em Brasília com o propósito de ter um novo estilo de vida, por meio do consumo consciente e comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Atualmente são 30 lojas somente na cidade de São Paulo, com previsão de abertura de novas lojas até o final do ano e da inauguração de uma unidade do Instituto Eu Sou Peça Rara, braço de sustentabilidade da marca.

Na capital, o Peça Rara Brechó conta com algumas curiosidades, como ter sido uma das primeiras cidades a receber uma franquia da marca em 2020 – unidade Jardins, ter uma loja num imóvel tombado no bairro de Perdizes, contar com um dos maiores espaços da marca no Brasil, na Vila Leopoldina (700 m²) e loja em shopping. A importância da região para a rede, fez com que fosse inaugurado um escritório do Peça Rara na cidade, há um ano.

Prepara Cursos – A Prepara Cursos é uma franquia de ensino fundada em 2004, que oferece mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e à distância. Entre eles, há opções de formações livres nas áreas da Informática, Linguagem, Tecnologia, Marketing, Design, entre outras, nas modalidades presencial e EAD.

Além dos cursos profissionalizantes, a instituição também disponibiliza graduação e pós-graduação à distância e semipresencial nas áreas da Programação, Pedagogia e Marketing. Pertencente ao Grupo MoveEdu, atualmente a marca conta com mais de 290 escolas em diferentes regiões brasileiras, que juntas somam mais de 70 mil alunos. Em São Paulo capital, a rede conta com 12 escolas em funcionamento e prevê a abertura de mais 10 unidades nos próximos três anos.

“Nosso modelo já está presente em diversas regiões da capital paulista, mostrando resultados positivos e a aceitação entre os jovens e suas famílias. Contudo, ainda existem áreas, especialmente em regiões periféricas, onde a oferta de cursos profissionalizantes é limitada. São Paulo, sendo um dos maiores centros econômicos do país, possui uma demanda crescente por mão de obra qualificada, especialmente em setores como tecnologia, serviços e comércio, o que reforça a necessidade de uma educação voltada ao desenvolvimento de habilidades práticas”, explica o diretor de expansão do Grupo MoveEdu, André Gabriel.

Rede iGUi – A iGUi é a maior produtora de piscinas pré-fabricadas do mundo e conta com presença em mais de 50 países, em todos os continentes. Fundada em junho de 1995 na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a marca se expandiu de forma consistente e, em 2000, inaugurou o primeiro polo industrial fora da região Sul, em Cedral, região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Em 2008, a iGUi transferiu oficialmente sua sede para a cidade paulista e ingressou no mercado de franquias, consolidando-se como referência no setor. A Rede é composta por três marcas: iGUi, Splash, e TRATABEM, cada uma com seu foco e especialização.

A TRATABEM é uma microfranquia dedicada a serviços de limpeza, manutenção, assistência técnica e venda de produtos para todos os tipos de piscinas, saunas e ofurôs. Este modelo de franquia tem se mostrado um grande sucesso, especialmente na capital paulista, onde a franqueadora já possui quatro unidades TRATABEM, duas Splash e uma iGUi. A TRATABEM Aricanduva é destaque entre as lojas localizadas na cidade, uma vez que recebeu o prêmio de Franqueados do Ano na convenção da iGUi em 2024. Além das sete lojas, a Rede planeja abrir unidades nos bairros Vila Mariana, Vila Olímpia, Jabaquara, Tatuapé e Campo Limpo.

A franqueadora estrategicamente escolheu São Paulo para sediar a primeira loja-modelo (flagship) da iGUi no Brasil. Localizada na Avenida dos Bandeirantes, a unidade é um marco importante, pois trouxe um novo conceito de ambiente para a comercialização de piscinas, inovando o mercado local. Além disso, a cidade tem se consolidado como um polo moderno de tendências de consumo, o que proporciona um ambiente ideal para o crescimento e desenvolvimento de novos negócios, especialmente no modelo de franquia.

Rockfeller – Fundada em 2004, em Santa Catarina, a Rockfeller nasceu com o compromisso de buscar a excelência no ensino de idiomas. Com um crescimento rápido e sustentável, a Rockfeller abriu sua primeira franquia em 2006 e, em 2008, implementou seu modelo de negócios como franqueadora, expandindo suas unidades por várias partes do Brasil. Atualmente, a marca conta com 100 unidades instaladas em todo o país e tem planos de abrir mais 100 escolas nos próximos dois anos.

São Paulo desempenha um papel estratégico na expansão da rede. Atualmente, a Rockfeller conta com uma unidade na capital paulista, localizada na Leopoldina, mas a meta é aumentar significativamente sua presença na cidade, que é o maior mercado consumidor do país e um dos principais centros econômicos do mundo.

Atendendo a um público diversificado, desde crianças até adultos, a Rockfeller atua com modelo de negócios presencial e adapta-se às necessidades de seus alunos, proporcionando flexibilidade e conveniência. A escola recebeu diversas premiações e, neste ano, os prêmios conquistados foram o selo de excelência da ABF por 10 anos consecutivos e a classificação 5 estrelas da PEGN.

Com foco em conversação e salas de aulas que favorecem a interação, a Rockfeller se destaca não só pela qualidade de seu ensino, mas também pela satisfação de seus franqueados, mantendo-se como uma referência no mercado de idiomas

Royal Face - Pioneira em estética facial, a Royal Face revolucionou o segmento de tratamentos estéticos com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso a um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado. Fundada em Curitiba, a rede faz parte do Grupo SMZTO e conta com mais de 270 unidades em todo o país, sendo cerca de 30 na cidade de São Paulo, tendo como sócios a atriz Flávia Alessandra e o comunicador Otaviano Costa. A Royal Face é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com dois modelos de negócios: Slim e Premium e com mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais, com um rápido retorno do investimento inicial.

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