Dando continuidade às ações contra as previsões de dengue para o ano de 2025, a Prefeitura de Barueri, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 15 de março, das 9h às 15h30, um mutirão na Vila Pouso Alegre.
Uma equipe de agentes do DTCZ percorreu as ruas Gertrudes Silva Ramos, Antônio Pereira Tendeiro, Claro de Camargo Sobrinho, Vitória, Ana de Camargo Branco, Indianápolis e Libéria. É necessário que os baruerienses recebam bem esses profissionais, que só possam entrar nas casas com a autorização dos moradores - o que torna ainda mais importante a colaboração da população no combate à dengue.
Os agentes são responsáveis por vistoriar residências e identificadores possíveis criadosuros do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças tão perigosas quanto ela, tais como a febre amarela, a zika e a chikungunya . As visitas também são feitas em comércios, indústrias, prédios e galpões. Além da inspeção, os profissionais conscientizam a população sobre a importância de eliminar focos do vetor, identificam pontos críticos, orientam os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proteção do mosquito e questionam se há pessoas na residência com sintomas da doença.
Dengue mata
A dengue pode ser fatal em alguns casos. Embora a maioria das pessoas se recupere sem complicações, pode se tornar grave e levar à morte. Esses casos graves são mais comuns em pessoas que já foram infectadas pelo vírus em uma infecção anterior, pois a resposta imunológica pode ser mais intensa.
Entre os sintomas mais frequentes da dengue estão febre alta; dor de cabeça intensa, atrás dos olhos, abdominal, muscular e nas articulações; manchas vermelhas na pele; náuseas e vômitos, cansaço extremo e sangramento, leves no nariz ou na gengiva. Já na versão grave da doença, uma pessoa pode ter dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento ou dificuldade para respirar, queda na pressão arterial etc. Por isso, é muito importante procurar atendimento médico imediatamente. Em Barueri, a população pode procurar Unidades Básicas de Saúde (UBS), prontos-socorros e hospitais, como o Hospital Municipal de Barueri e o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes.
A prevenção é fundamental, bastando eliminar os criadores do mosquito e usar repelente. De acordo com os agentes do DTCZ, e ntre os principais criadouros do mosquito encontrados nas residências em Barueri são recipientes de fácil remoção, como latinhas, tampas de garrafas, baldes, copos descartáveis, pratos de plantas, vasos sanitários descartados, pneus, brinquedos, piscinas desmontáveis, caixas d'água descobertas, lonas e outros materiais acumulados.