A Secretaria de Mobilidade Urbana ( Semurb ), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom-Barueri), realiza os preparativos para monitorar o trânsito na região da Aldeia, em frente ao shopping local. É que a partir de segunda-feira, dia 24, será iniciada a primeira intervenção da etapa das obras de recuperação das primeiras mortes do Viaduto Juvenal Antônio de Moraes sobre a linha férrea da ViaMobilidade (estação Antônio João), no bairro Aldeia.
Os reparos serão executados pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, em duas etapas: sentido Maria Helena (ligação com a avenida Marco Antonio Calegari) e sentido Alphaville (ligação com a avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva). O prazo de termo previsto é de 90 dias, sendo necessário um período de 45 dias para cada cabeça de acesso ao viaduto.
Com cerca de 20 anos, o Viaduto Juvenal Antônio de Moraes é uma ligação importante entre Alphaville, Tamboré, Aldeia, Parque Viana, Jardim Paulista e outros bairros da cidade. Receberá manutenção preventiva mudanças para garantir a segurança e a durabilidade da construção.
Sentido desejado Maria Helena
De acordo com a Semurb , a primeira etapa compreenderá três fases de disciplinas parciais e totais. Para tanto, será feita uma força-tarefa com o intuito de levar ao público informações mais atualizadas, pois, por ser uma obra dinâmica, poderá ocorrer variações ao longo de sua execução. Ou seja, podendo ter alterações, ficando ora interditado uma faixa ora duas, de acordo com a necessidade, principalmente em horários de pico. Por isso, acontecerão aberturas nas divisórias da pista para que se realizem as reversões.
Para as disciplinas no trecho, há uma abertura no início da cabeceira do viaduto, em frente ao Shopping para desvio sentido Maria Helena e outra abertura depois do complexo Marechal Rondon, para retorno só para veículos níveis no acesso a Carapicuíba e Centro de Barueri pelo corredor Oeste. Já os veículos pesados conseguirão fazer retorno mais à frente, seguindo pela avenida Marco Antonio Calegari, que liga a avenida Bariloche.
Atenção às redes sociais e APPs
Com o objetivo de possibilitar a fluidez do tráfego e a segurança no trânsito, os agentes da Semurb não se comprometem a orientar os condutores localmente e a reforçar a sinalização viária. Além disso, os técnicos da Semurb pedem para que os motoristas comecem a utilizar rotas alternativas utilizando-se inclusive dos aplicativos Google Maps e o Waze , bem como o Instagram da Secretaria de Mobilidade Urbana ( https://www.instagram.com/semurb.barueri?igsh=bG03eWh0bGt3aWNx ), que manterá a página com atualizações diárias sobre a situação do trânsito nas imediações da obra.
Fique atento e planeje seu trajeto com antecedência para evitar contratempos. A Semurb fará atualizações em tempo real por meio de “Stories”, que são mais dinâmicas com informações pontuais.
Desta forma, os condutores poderão buscar alternativas possíveis para serem utilizadas. Para fugir das intervenções, o condutor poderá trafegar por outros caminhos como o Centro e a Estrada Velha. A ideia é alertar o pessoal para evitar a região em obra, usando rotas que estarão disponíveis. "A nossa proposta é que os motoristas utilizem rotas alternativas, utilizando inclusive dos aplicativos de GPS, ferramentas que facilitem para que eles sigam na melhor rota para se chegarem ao seu destino desejado. É o nosso objetivo", reforçou o coordenador da Semurb , José Luiz Pinheiro de Oliveira. "É uma que será realizada periodicamente para que seja encerrada o mais breve possível, minimizar o transtorno ao usuário. Faremos operações fáceis para agilizar o trânsito", completou Pinheiro.
Sinalização
Visando orientar ainda mais o motorista, a Semurb contém faixas instaladas desde a saída do turno do Araguaia, em Alphaville, até a chegada da Ponte Akira Hashimoto, na Aldeia de Barueri, e serão colocadas também placas de sinalização avisando sobre a obra.