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Semurb informa sobre intervenção da CCR no viaduto Ottone Rusalen , em Barueri

A obra integra o projeto de ampliação das vias marginais de Castello Branco e tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.

Redação
Por: Redação
16/04/2025 às 09h15
Semurb informa sobre intervenção da CCR no viaduto Ottone Rusalen , em Barueri

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri ( Semurb ) informa que a CCR ViaOeste, empresa responsável pelas obras de extensão das marginais da rodovia Castello Branco (SP-280), inicia nesta quarta-feira, 16 de abril, uma importante intervenção no viaduto Ottone Rusalen , localizado no km 26 da rodovia, sentido Oeste. A obra integra o projeto de ampliação das vias marginais de Castello Branco e tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.

A intervenção será realizada no trecho que conecta o viário municipal Rotary à Praça das Bandeiras, no Trevo de Barueri. Para a execução dos trabalhos, será necessária a interdição total da alça de acesso 26B da pista expressa (sentido interior) e do sentido Sul do viaduto, que leva ao centro da cidade.

Durante o período da obra, o lado norte do viaduto, no sentido da Estrada dos Romeiros, continuou operando com três faixas de rolamento em mão dupla. O tráfego será organizado por meio de um sistema de faixa reversível , ajustado conforme os horários de pico e a demanda dos veículos.

Rotas alternativas para motoristas  
A Semurb e a CCR ViaOeste orientam os motoristas a utilizarem rotas alternativas durante o período de interdição:  

  • Acesso 26A (antecipado): disponível antes da alçada interditada, permite acesso ao Trevo de Barueri;  

  • Retorno no km 32: os motoristas podem seguir até o retorno no km 32 da rodovia para voltar ao dispositivo do km 26.

Toda a região contará com reforço na sinalização, apoio das equipes operacionais da entrega, painéis de mensagens variáveis e informações atualizadas nos canais oficiais da CCR.

A Semurb também estará presente em toda a operação. De acordo com José Luiz Pinheiro Oliveira, secretário da pasta, "as melhorias da duplicação das vias marginais da rodovia Castello Branco irão impactar positivamente toda a região. Teremos acessos, melhorias na geometria da rotatória Rotary Club, retirando os cruzamentos que existem atualmente, entre outras coisas. Segundo a CCR ViaOeste, a previsão de entrega é para o final de 2026. Sabemos que, no período de obras, temos transtornos devido aos desvios e interdições, e nossos agentes de Trânsito estão monitorando todo o trecho de obras dentro do viário municipal para garantir maior fluidez e segurança a todos Como a interdição ocorrerá por um longo período, é importante que aqueles que possam evitar a região utilizem a av Marco, a rua Werner Goldberg, entre outras ruas da região, como rotas alternativas, bem como a utilização dos aplicativos de GPS”, orienta.

Investimentos  
Com investimento estimado em R$ 1 bilhão por parte da CCR Via Oeste, as obras nas marginais da Rodovia Castello Branco visam oferecer maior segurança viária, fluidez no tráfego e conforto para motoristas e motociclistas. O projeto contempla:  

  • Ampliação das vias marginais entre os km 23 e 27;  

  • Faixa adicional entre os km 27 e 31+650 (já entregue em dezembro de 2023);  

  • Construção de duas novas pontes paralelas à atual Ponte Guilherme de Almeida, sobre o Rio Tietê;  

  • Remodelação dos trevos de acesso a Barueri e Alphaville ;  

  • Readequação dos acessos locais , otimizando o escoamento do tráfego urbano e regional.

O cronograma prevê entregas parciais conforme a divulgação dos trechos, com conclusão total estimada até dezembro de 2026. Importante destacar que esta é uma obra da CCR Via Oeste e não da Prefeitura de Barueri.

Obra cria 15 mil postos de trabalho e beneficia 2 milhões de pessoas  
De acordo com informações da supervisão responsável pela obra, o projeto gerará cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local, em Barueri. A empresa estima que aproximadamente 2 milhões de pessoas serão beneficiadas em vários municípios da região.  

Em relação aos materiais de construção, a entrega calcula que serão utilizados 70 mil m² de concreto, 8,5 mil toneladas de aço e 35 mil m² de asfalto.  

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