A Companhia do Metropolitano de São Paulo tem avançado nos estudos para a implementação da Linha 22 Marrom do Metrô, que ligará a Estação Sumaré da Linha Verde no eixo da Paulista, cruzando Pinheiros, parte do Butantã e Osasco, atingindo a Granja Vianna e Cotia. Atualmente a linha passa pela fase de estudos de tecnologia a serem utilizadas, impacto ambiental . A linha consta no Relatório Integrado do Metrô de São Paulo.
A novidade está que a Companhia do Metropolitano de São Paulo tem já estudado o padrão dos trens para atendimento na linha. A informação foi divulgada durante a realização da 30ª Semana de Tecnologia Metroviária promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô.
Luiz Antonio Cortez Ferreira, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, expos que os trens poderão ter uma configuração com cinco carros. As linhas atuais do Metrô são compostos por composições com seis carros, desde o início das linhas em 1974.
Além de uma composição com menos carros, a mesma poderá ser mais estreita com 2,65 metros e mais baixa e alimentação pelo terceiro trilho como nas linhas mais antigas. Justamente as mais antigas, linhas 1, 2 e 3 contam com as maiores composições com 3,147 metros. Já as Linhas Amarela (4) e a Lilas (5) mais novas contam com composições com 2,8 metros de largura.
A medida visa redução de custos para a implementação da linha
O Gerente do Metrô trouxe outros dados que demonstram o avanço dos estudos para a real implementação:
Capacidade por trem: 1200 passageiros
Previsão de uso: 45.864 passageiros em horários de pico por sentido
Demanda diária: 678 mil passageiros
Trens: 47 composições de 5 carros
Intervalo entre trens: 100 segundos
Via Trólebus, site especializado em mobilidade urbana, traz um dado para comparação. Em horário de Pico o Monotrilho da Zona Leste – Linha 15 Prata, tem capacidade para até 48 mil passageiros por hora e por sentido
A linha
Serão 29 quilômetros de extensão entre Sumaré e Cotia, com 19 estações:
Em São Paulo: Sumaré (integração com linha 2 Verde do Metrô), Teodoro Sampaio (integração com a futura linha 20 Rosa), Faria Lima (integração linha 4 amarela) Hebraica – Rebouças (integração linha 9 Esmeralda), Vital Brasil, Universidade de São Paulo, Rio Pequeno, Jardim Esmeralda, Monte Belo (integração com a futura linha 24 Quartzo), Jardim Boa Vista.
Em Osasco: Victor Civita, Jardim Santa Maria.
Em Cotia: Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandria, Santo Antônio, Cotia.
A Estação final em Cotia seria junto ao Terminal Metropolitano, que tinha grande espaço livre em volta e hoje tem diversas obras em andamento pela Prefeitura de Cotia com novos equipamentos públicos.
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