O eterno trânsito da Rodovia Raposo Tavares contrastou com o leilão realizado na tarde do dia 28 de novembro de 2024. Em pouco tempo a Ecorodovias apresentou uma proposta de R$ 2,190 bilhões e levou o Lote Nova Raposo. Quatro grupos entregaram propostas: CCR, a Ecorodovias, EPR, que também estiveram no leilão anterior da Rota Sorocabana e a Via Appia. A proposta da Ecorodovia superou a considerada favorita CCR que ficou em terceiro lugar
Manifestações
O Movimento Nova Raposo Não, que reúne mais de 100 entidades e sociedade civil de Sâo Paulo Cotia e Vargem Grande Paulista esteve presente com muitos manifestantes, porém distanciados pelo cerco efetuado no entorno da Bolsa de Valores de São Paulo.
A pressão do movimento desde abril quando foi organizado após o anúncio do projeto Nova Raposo fez com que o governo apresentasse algumas alterações, mas não fosse enfático quando a propostas para o transporte público ou mesmo datas para implementação da Linha 22 Marrom que ligará Cotia ao Metrô Sumaré, na Linha 2 em São Paulo.
As maiores alterações foram a supressão do viaduto no Butantã ligando as Vias Camargo e Valentim Gentil com a Marginal, após forte pressão das sociedades de bairro de Pinheiros, inclusão de ciclovia de 25 km.
Uma pesquisa encomendada pelo Movimento em outubro, revelou que 63% desconheciam o projeto
Localização dos Pedágios
Os pedágios são previstos para terem a cobrança iniciada 8 anos após início da concessão e após a conclusão das vias Marginais, no caso da Raposo Tavares e final das obras no caso das demais vias, todos no sistema de pórticos, sem cabines de pedágio.
Rodovia Castello Branco: Com valores de R$ 1,59 a R$ 4,84. Passarão de três para cinco pontos de pedágio - Araçariguama, Itapevi, Carapicuíba, Barueri e Osasco. O atualmente existente em Itapevi passará a ter cobrança nos dois sentidos
Rodovia Raposo Tavares: Com valores que irão variar de R$ 0,64 a R$ 1,54, - kms 11,9, 15,1, 19,8, em São Paulo e kms 24,7 e 29 em Cotia
Antiga Estrada da Roselândia: Com valores entre R$ 0,75 e R$ 2,44 - Kms 32,5 e 43,7.
Ligação Embu das Artes – Cotia: Um pedágio ainda sem previsão da localização do pórtico.
Obras
Entre as diversas obras previstas estão a construção de quartas faixa nas pistas atuais da Rodovia Raposo Tavares entre São Paulo e Cotia e vias marginais do km 9 até Cotia, viadutos e túneis entre o início da Raposo Tavares e a Francisco Morato e Ponte Eusébio Matoso, pontilhão para eliminar o semáforo da Avenida Benjamin Mansur, viaduto ligando a Avenida Politécnica com a outra margem da Marginal Pinheiros, na altura da Ponte do Jaguaré, intervenções no Viaduto da Granja Vianna, ligação entre Cotia e Embu das Artes próximo ao Centro de Treinamento do São Paulo, entre outras obras, que exigirão desapropriações, sobretudo no entorno dos km 9 ao 10 e uma possível grande intervenção no km 15, conforme o pré projeto divulgado meses atrás pelo Governo do Estado.